segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Notícias de Famalicão

(Textos publicados no Povo Famalicense em Julho e Agosto de 2010)

UM VOTO QUE FAZ A DIFERENÇA

Os leitores já viram em grandes cartazes um anúncio chamando a atenção para www.vilanovadefamalicao.org.. Esta deveria ser a página oficial do nosso município mas acaba por ser, como de costume, uma página de propaganda das actividades da câmara.
Em vez de dar notícias sobre os principais assuntos do nosso concelho (e eles são neste momento, como toda a gente sabe, a tão falada parceria público-privada e o parque da cidade) a página, oferece-nos com destaque “O Dia Mundial dos Avós” (dia 27 de Julho) e outras notícias mais antigas de interesse municipal secundário.
Por outro lado, este novo figurino da página do município atirou para local marginal a assembleia municipal. Nem sequer lá tem em lugar bem visível o nome de todos os membros. Para a câmara eles valem pouco. Trata-os como uns coitados que julgam que contam para alguma coisa mas não contam.
Mas por vezes engana-se e surge um membro a trocar as voltas. Neste caso foi exactamente o secretário da mesa da AM (na realidade o verdadeiro presidente, pois o que foi eleito como tal pouco liga à assembleia) a votar contra a proposta da câmara e com uma declaração de voto que não deixa dúvidas.
Vota contra porque, como muitos outros famalicenses, lhe parecem “sumptuários” nestes tempos difíceis a construção de uma cidade desportiva e de um pavilhão multi-usos.
Trata-se de um voto que pode não agradar ao presidente da câmara, que parece estar demasiado comprometido com este projecto, mas agrada a muitos famalicenses e, por estranho que pareça, favorece o PSD. Se houver dúvidas, quanto a esta última parte, explicarei. Mas julgo que não é preciso.
António Cândido de Oliveira

2.8.10
Publicado em PF
---

CORAGEM!

É preciso ter coragem para enfrentar o poder municipal que, através da Câmara Municipal, decide um concurso que envolve muito dinheiro.
Normalmente quem perde injustamente fica furioso, mas cala-se. Cala-se, porque podem surgir outros concursos e poderá ser contemplado. Pelo contrário, se leva o município a tribunal corre sério risco de ser mal visto e ter dificuldades acrescidas noutras oportunidades.
É bom que o concurso relativo à parceria público-privada que está para ser adjudicado (há hoje uma assembleia municipal extraordinária convocada para tratar disso) seja bem esclarecido. Esperemos que os membros da assembleia municipal estejam à altura do que se lhes pede como representantes dos munícipes e que não se esqueçam de que está pendente uma providência cautelar com importantes efeitos jurídicos.
Sobre esta matéria o Povo Famalicense organizou na passada 4ª feira uma sessão que teve muito interesse e um nível muito elevado. Participaram nela o Dr. Pedro Cruz e Silva, Advogado e Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa (Lisboa) e o Dr. Paulo Cunha, Vereador da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.
Pelo que se pôde aperceber do debate que ocorreu, o problema maior da parceria é saber se no plano das prioridades do município, neste tempo de crise em que as decisões precisam de ser muito bem pensadas, deve estar na primeira linha um pacote de investimentos que inclui, salvo erro, a construção de uma cidade desportiva, um pavilhão multi-usos, 2 piscinas e 3 pavilhões desportivos. Trata-se de um investimento de 50 milhões de euros! No debate que teve a participação entre outros, de Carlos Sousa, João Casimiro e Dr. Camilo Freitas (partidário de uma execução escalonada destes investimentos) estas e outras dúvidas foram levantadas.
António Cândido de Oliveira
PS – Tem-se estranhado o facto de o Senhor Presidente da Câmara não ter participado , ao que parece, nas votações relativas a este assunto. O que se passa? Surgem logo rumores e suspeitas e isso é mau. Pelo contrário, uma explicação convincente, tudo clarifica.

PF
26.7.10
---

A INFORMAÇÃO QUE FALTA

É de espantar mas já ninguém se espanta. O município tem uma página na internet bem cuidada e que tem seguramente pessoal pago para trabalhar nela diariamente.
Essa página deveria dar aos famalicenses a informação a que têm direito sobre os assuntos municipais.
Um dos assuntos mais importantes do momento é a Parceira Público Privada que está actualmente em fase de adjudicação. Ela envolve 50 milhões de euros e diz respeito a um conjunto de obras.
Pois bem, a página não tem como deveria ter uma informação detalhada sobre este tema, com chamada de atenção, bem visível logo, em primeira página .
Em vez disso, temos em destaque o discurso integral de 9 de Julho do Presidente da Câmara.
E assim andamos!
António Cândido de Oliveira

PF
19.7.10