sábado, 5 de novembro de 2011

Textos de 26-7-10 a 2-11-10

Textos de 26-7-10 a 2-11-10

Notícias de Famalicão
CORAGEM!
É preciso ter coragem para enfrentar o poder municipal que, através da Câmara Municipal, decide um concurso que envolve muito dinheiro.
Normalmente quem perde injustamente fica furioso, mas cala-se. Cala-se, porque podem surgir outros concursos e poderá ser contemplado. Pelo contrário, se leva o município a tribunal corre sério risco de ser mal visto e ter dificuldades acrescidas noutras oportunidades.
É bom que o concurso relativo à parceria público-privada que está para ser adjudicado (há hoje uma assembleia municipal extraordinária convocada para tratar disso) seja bem esclarecido. Esperemos que os membros da assembleia municipal estejam à altura do que se lhes pede como representantes dos munícipes e que não se esqueçam de que está pendente uma providência cautelar com importantes efeitos jurídicos.
Sobre esta matéria o Povo Famalicense organizou na passada 4ª feira uma sessão que teve muito interesse e um nível muito elevado. Participaram nela o Dr. Pedro Cruz e Silva, Advogado e Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa (Lisboa) e o Dr. Paulo Cunha, Vereador da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.
Pelo que se pôde aperceber do debate que ocorreu, o problema maior da parceria é saber se no plano das prioridades do município, neste tempo de crise em que as decisões precisam de ser muito bem pensadas, deve estar na primeira linha um pacote de investimentos que inclui, salvo erro, a construção de uma cidade desportiva, um pavilhão multi-usos, 2 piscinas e 3 pavilhões desportivos. Trata-se de um investimento de 50 milhões de euros! No debate que teve a participação entre outros, de Carlos Sousa, João Casimiro e Dr. Camilo Freitas (partidário de uma execução escalonada destes investimentos) estas e outras dúvidas foram levantadas.
António Cândido de Oliveira
PS – Tem-se estranhado o facto de o Senhor Presidente da Câmara não ter participado , ao que parece, nas votações relativas a este assunto. O que se passa? Surgem logo rumores e suspeitas e isso é mau. Pelo contrário, uma explicação convincente, tudo clarifica.
26.7.10
--
Notícias de Famalicão
UM VOTO QUE FAZ A DIFERENÇA
Os leitores já viram em grandes cartazes um anúncio chamando a atenção para www.vilanovadefamalicao.org.. Esta deveria ser a página oficial do nosso município mas acaba por ser, como de costume, uma página de propaganda das actividades da câmara.
Em vez de dar notícias sobre os principais assuntos do nosso concelho (e eles são neste momento, como toda a gente sabe, a tão falada parceria público-privada e o parque da cidade) a página, oferece-nos com destaque “O Dia Mundial dos Avós” (dia 27 de Julho) e outras notícias mais antigas de interesse municipal secundário.
Por outro lado, este novo figurino da página do município atirou para local secundário a assembleia municipal. Nem sequer lá tem em lugar bem visível o nome de todos os membros. Para a câmara eles valem pouco. Trata-os como uns coitados que julgam que contam para alguma coisa mas não contam.
Mas por vezes engana-se e surge um membro a trocar as voltas. Neste caso foi exactamente o secretário da mesa da AM (na realidade o verdadeiro presidente, pois o que foi eleito como tal pouco liga à assembleia) a votar contra a proposta da câmara e com uma declaração de voto que não deixa dúvidas.
Vota contra porque, como muitos outros famalicenses, lhe parecem “sumptuários” nestes tempos difíceis a construção de uma cidade desportiva e de um pavilhão multi-usos.
Trata-se de um voto que pode não agradar ao presidente da câmara, que parece estar demasiado comprometido com este projecto, mas agrada a muitos famalicenses e, por estranho que pareça, favorece o PSD. Se houver dúvidas, quanto a esta última parte, explicarei. Mas julgo que não é preciso.
António Cândido de Oliveira
2.8.10
---
Notícias de Famalicão

Mini-Parque

Neste tempo quente mais se sente a falta de um Parque da Cidade à altura do concelho de mais de 120.000 habitantes que somos. Um bom parque permitiria a milhares de famalicenses encontrar um espaço agradável e fresco especialmente necessário para aqueles que não têm a possibilidade ou a facilidade de se deslocar para fora da cidade.
A notícia da criação do Parque da Deveza largamente anunciada não será infelizmente a solução. Trata-se, na verdade, de um mini-parque, na adequada expressão de Amândio Carvalho, concebido sem visão de futuro.
E o pior é que, salvo uma ou outra voz isolada, ninguém se preocupa muito com isso.
Paciência, teremos o que merecemos.
António Cândido de Oliveira
9-8-10
--
Estação Ferroviária da Trofa

Já compararam a estação ferroviária da Trofa com a de Famalicão?
Ainda não tive a oportunidade de a visitar mas o que já vi dá para ver a diferença entre um pequeno município que soube lidar com a Refer e outro ( o nosso) que agiu desastradamente.
Mas como já temos dito, temos o que merecemos.
António Cãndido de Oliveira
PS - A propósito: a comunidade cigana já mudou para as instalações que acabaram de ser construídas?
Não era em Agosto que tal deveria acontecer?
30.8.10
--
Notícias de Famalicão

É tempo de estar atento

As eleições locais só serão em 2013. Parece que ainda há muito tempo para as preparar mas não há.
Com efeito, o que sabemos é que, por efeito da lei de limitação de mandatos, em boa hora aprovada, vamos ter presidente novo mas não há rostos nem equipas, à luz do dia, como alternativas.
Não vemos, por outro lado, que nem o PSD nem o PS estejam a renovar devidamente os seus quadros e a preparar planos de melhor governo para o nosso município. Melhor governo de que este, aliás, muito necessita, julgo eu (e tenho a certeza que, neste ponto, estou acompanhado pela opinião de muitos famalicenses).
É tempo de gerações mais novas aparecerem à luz do dia e trabalharem para convencerem os famalicenses de que é possível fazer muito melhor pelo nosso concelho. E não é só do presidente que se trata é de bons vereadores para constituírem uma boa equipa de governo .
Terão que se movimentarem os famalicenses para preparem uma alternativa fora dos partidos tradicionalmente maioritários no concelho?
Se não estamos atentos, eles controlarão as nossas possibilidades de escolha.
António Cândido de Oliveira
13.9.10
---
Notícias de Famalicão

CAPACIDADE POSTA À PROVA
A página electrónica do município anunciava há dias que a mudança da comunidade cigana para a urbanização das Bétulas vai ocorrer neste mês de Outubro, embora não indicasse data o que não deixa de ser estranho.
Feita a mudança como é de exigir, pois estava já prometida para antes de Agosto, coloca-se o problema da utilização do espaço que fica livre. Muitas promessas foram feitas: ligação rodo-ferroviária; parque de estacionamento; ligação directa subterrânea à Estação, enfim, um espaço novo e que vai enriquecer a nossa cidade.
Se for preciso lembrar as promessas solenes feitas na Assembleia Municipal, lembrámos. Esperemos que tal não seja necessário e que a Câmara nos diga o que vai fazer ali e quando.
Ou será que a cidade desportiva é mais importante e, por isso, prioritária?
António Cândido de Oliveira
11.10.10
Notícias de Famalicão

DOMINGO SERENO DE OUTONO
É bom passear pelo centro de Famalicão num Domingo sereno de Outono com temperatura agradável. Há pouco movimento de automóveis e as pessoas passeiam ou sentam-se nos bancos e nas esplanadas situadas naquela que até há pouco mais de 20 anos era a Estrada Nacional n.º 14 com intenso movimento e que agora é, em parte, uma zona pedonal.
Costumo também visitar, sempre que há uma exposição, a Casa Bernardino Machado, que gostaria de ver mais frequentada. Ela merece.
Entretanto, lamentavelmente, continua fechado ao Domingo o Posto de Turismo, encostado ao antigo Posto da PVT. Acham que é à 2ª feira, que os turistas nos visitam? Ou está fechado por ser tão inestético?
Aquela junção entre o velho posto da Polícia de Viação e Trânsito e o novo edifício do Turismo não resultou. E para complicar os passeios tortos (inclinados) que colocaram à volta só afugentam as pessoas.
António Cândido de Oliveira
19.10.10

Notícias de Famalicão

Para Além do Dia a Dia

1. Em Dia de Todos os Santos e de Fiéis Defuntos o pensamento vai para mais além do que os problemas do dia a dia. Vivemos num mundo radicalmente injusto desde logo no que toca aos bens fundamentais da vida e da saúde. E naturalmente interrogamo-nos e procuramos respostas. Acredito que as há e que elas nos dão a serenidade necessária para enfrentar a luta (por vezes tão difícil) que temos de travar todos os dias.
2. E a grande luta do dia a dia é por uma sociedade mais justa e mais fraterna. É uma responsabilidade constante de cada um de nós.
3. Em tempo de crise não dá para aturar partidos que colocam o interesse nacional em local secundário e procuram antes ver como ficam nas sondagens. PS e PSD tenham juízo e entendam-se mesmo a sério! Portugal exige-vos isso.
4. É bom que uma cidade tenha ruas com árvores. Mas também é preciso, na altura devida, limpar as folhas que caem e fazer a poda . A Câmara anda desleixada e a Junta desatenta.
5. A Câmara Municipal é a responsável pela iluminação pública das ruas da cidade. A Câmara está a demorar já mais de 15 dias a mudar a lâmpada de um poste de uma rua que está a cerca de cem metros dos Paços do Concelho. Não dá para compreender.

António Cândido de Oliveira
2-11-10