quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Portugal e Espanha: Rodovia e Ferrovia

Se bem repararmos podemos ombrear perfeitamente com a Espanha em termos rodoviários. A nossa rede de autoestradas é proporcionalmente semelhante à espanhola, ainda que uma boa parte da rede espanhola seja de utilização gratuita (“autovias”). 
Já não podemos dizer o mesmo no que respeita à ferrovia. Enquanto a Espanha tem autoestradas ferroviárias e comboios modernos, Portugal é uma miséria. 
Não construímos autoestradas ferroviárias, nem temos sequer uma linha relativamente extensa que permita uma média de 220 Km/hora. Se a tivessemos, a viagem entre Lisboa e Porto demoraria menos de duas horas (a 220 Km/hora percorreríamos em duas horas 440 km e desse modo muito mais do que a distância Lisboa-Porto). A velha linha Lisboa-Porto envergonha-nos porque gastamos nela milhões e milhões de euros (ao que parece ninguém sabe quantos) para a “modernizar” e continua a ter vários troços onde a velocidade permitida é inferior a 100 km/hora. 
A norte, uma das melhores linha é a de Porto-Braga, fruto do Euro 2004, mas mesmo essa não permite uma velocidade muito alta por causa do traçado feito em cima do leito da via antiga. 
E bom exemplo do nosso atraso ferroviário é a linha Nine-Valença que, apesar de melhorada no leito, está cheia de curvas e de passagens de nível (várias dezenas) e por eletrificar. Mesmo que seja eletrificada – e não sabemos quando – não poderá atingir grandes velocidades dado o seu traçado feito em fins do século XIX. 
A Espanha tem uma rede moderna de ferrovias que está em crescimento e permite velocidades superiores a 220 Km/hora, estando bem ligada à Europa. Portugal está a ficar cada vez mais isolado. 
Pretende-se melhorar a ligação Lisboa-Madrid que neste momento demora 10 horas(!), passando para 5 horas. Seria um mal menor mas não parece que tal venha a suceder. O trajeto Lisboa-Madrid demoraria pouco mais de três horas se Portugal tivesse cumprido o seu dever de construir uma ferrovia própria dos nossos dias (tal como fez na rodovia). E menos tempo ainda demoraria a ligação Porto-Madrid se houvesse, como devia, uma boa ligação a Espanha a partir do centro do país. Os passageiros de Lisboa e do Porto viajariam no mesmo comboio a partir de Coimbra. A Europa tem um projeto de rede ferroviária transeuropeia, mas parece que Portugal não se importa de ficar de fora. PS – Para escrever com mais e melhor informação este texto tentamos entrar em contacto com a REFER (aliás, agora extinta e integrada numa nova entidade designada “Infraestruturas de Portugal”). Em vão, apesar de vários telefonemas e promessas de contacto. É mais um sinal de como vai a ferrovia portuguesa. 



in. Diário do Minho