domingo, 5 de outubro de 2008

Assembleia Municipal: breve impressão

Passei pela Biblioteca para ver o início de uma reunião ordinária da Assembleia Municipal e a impressão geral não foi positiva, pese embora todo o respeito que os seus membros me merecem.
Na verdade, os senhores deputados municipais continuam a sentar-se aos pés da câmara e da mesa que preside aos trabalhos sem consciência de que não é esse o seu lugar. A assembleia apenas não reúne em local mais apropriado porque não quer.
Para além disso, continuam a marcar presença naquela sala instrumentos obsoletos. Ainda existe uma campainha com um som estridente - que mais parece uma daquelas que se usam em certas escolas para chamar os alunos do recreio - que serviu para advertir mais de uma vez os senhores deputados de que deveriam ocupar os seus lugares.
Logo no início, houve um incidente com o presidente da mesa a cortar a palavra a um deputado. Quem se excedeu? O deputado ou o presidente?
Por fim, a agenda da reunião foi marcada inteiramente pela câmara como se o município não tivesse outros problemas bem sérios para tratar. Que anda a fazer a comissão permanente da assembleia?
António Cândido de Oliveira

(PF - 30.9.08)