domingo, 5 de outubro de 2008

Mais uma Rotunda

A imprensa local da passada semana informou que a Câmara Municipal desistiu de fazer a passagem desnivelada que ligaria a parte norte e a parte sul da freguesia de Famalicão junto da Toyota/Bomba de Gasolina GALP, passando por baixo da Avenida 9 de Julho (em direcção à Povoa e Barcelos).
Mais informou que, em vez dessa passagem desnivelada, fará uma nova rotunda um pouco mais acima, na mesma Avenida, junto das instalações do Antigo Tribunal.
Tudo isto estaria bem se obedecesse a um estudo fundamentado e tornado público. Mas sobre isso nada foi publicado.
E os factos conhecidos são estes: em 2001(!), antes da entrada em funções da 1ª Câmara PSD/CDS, a passagem desnivelada estava já planeada e mais do que isso adjudicada. Uma das primeiras decisões, porém, que essa Câmara tomou foi cancelar a obra e indemnizar o empreiteiro.
E agora passados 7(sete) anos a 2ª Câmara PSD/CDS pretende resolver o problema com uma rotunda! Foi preciso pensar tanto tempo?
E a solução é mesmo boa? A rotunda - mais uma rotunda - vem resolver o problema da ligação entre a parte norte ( Mões-Santo Adrião) e a parte sul (centro) da cidade?
Enquanto não houver a divulgação concreta do que se pretende fazer e os estudos que a fundamentam são legítimas todas as dúvidas. Esclareçam-nas!


António Cândido de Oliveira

(PF- 29.7.08)