domingo, 5 de outubro de 2008

Praça do Município

Não chamamos praça do município ao amplo local público em frente dos Paços do Concelho no qual desembocam pelo menos seis ruas, mas devíamos. E também devíamos ver aquele local com olhos mais atentos.
O edifício municipal concebido por Januário Godinho, já com 50 anos de vida, continua imponente e enriquece a nossa cidade, marcando bem a praça. A Sul, o prédio conhecido por Augusto Correia, com pouco mais de 40 anos está velho e não foi uma solução arquitectónica muito feliz para substituir o velho Palacete Ferraro (mas ainda está para durar algumas décadas). A Norte, as residências existentes, algumas com mais de 50 anos, outras menos, não fazem admitir uma intervenção de fundo próxima.
O problema maior situa-se a Leste, em frente à Câmara, anunciando-se aí uma intervenção para breve. Ora, exige-se ali uma intervenção de qualidade devidamente ponderada e com visão de conjunto. O município tem obrigação de a proporcionar, respeitando os direitos razoáveis dos proprietários.
Não se pode repetir a solução do Vinova. Temos o direito de saber o que vai suceder naquele local. Estão mexendo na nossa “praça maior” e isso diz-nos respeito a todos!

António Cândido de Oliveira

PS – Dizem-nos que a Fonte dos Pelames junto do Velho Hospital corre perigo. Em vez de recuperada vai ser destruída. Que se passa? A Junta não tem uma palavra?

(PF-16.9.08)